Luiz Netto

Fotografia & Meio Ambiente

Indicações

Indicações

Sistema Urubu

Um dos mais graves problemas ambientais do Brasil, a morte por atropelamento de animais selvagens, tão carente de dados para embasar a relevância que o tema merece, ganhou uma baita ferramenta, o Sistema Urubu. 

A plataforma é colaborativa, tem site e principalmente um aplicativo de celular para que todos os usuários fotografem e mandem a localização da espécie, sem que seja necessário realizar a identificação da mesma. Este trabalho fica a cargo da equipe do projeto, locada no Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), vinculado à Universidade Federal de Lavras – MG.

A ferramenta ataca um problema que ao grande público passa a sensação que nunca foi estudado com a seriedade que merece. Os números são alarmantes. No país, 475 milhões de animais são atropelados nas estradas, sendo 2 milhões de animais de grande porte. Numa conta simples, isto corresponde a 15 animais mortos por segundo!

Já instalei o app, e, infelizmente, inaugurei no dia de hoje, ao registrar uma serpente morta nas estradas do sertão pernambucano. O sistema é intuitivo e funcional, apesar de que senti falta de um pouco mais de funcionalidades para que pessoas mais habituadas à vida selvagem possam ajudar.

De todo modo, a ideia é magistral e certamente vai ganhar novas versões e desenvolvimentos. Parabéns a todos que fazem o CBEE.

Não deixem de baixar o app e colaborar!

Indicações

Lançamento do site do IGH

Esta semana está recheada de grandes lançamentos de grandes parceiros. O Instituto Geográfico Histórico de Petrolândia, parceiro de tantos projetos que realizamos e fotografamos no Velho Chico, se prepara para lançar seu site no próximo dia 14, em cerimônia da Câmara de Vereadores de Petrolândia.

Indicamos demais a todos que visitem e conheçam o belo trabalho do IGH assim que o site seja lançado. Aproveitamos também para parabenizar  a escritora Paula Rubens, que coordena o Instituto. Temos a certeza que é apenas mais uma conquista dentre tantas que estão por vir.

Indicações

Poesia no cinema

Feliz por ver dois grandes amigos lançando belos filmes na próxima semana. Coincidentemente, apesar de não se conhecerem, ambos abordaram o universo mágico dos poetas de São José do Egito, a meca do repente pernambucano.

O primeiro deles é o curta “Tem Criança no Repente – A Poesia do Cordel à Viola”, que mergulha no mundo das crianças repentistas da cidade. O filme estreia no Canal Futura, da GloboSat, no próximo dia 14, 18:45.. Dirige a obra meu grande amigo piauiense e parceiro Eduardo Crispim.

28951622_813791898809243_7210626868143832647_n

Um dia depois, a poesia de São José do Egito vira longa-metragem. O primo Petrônio Lorena lança mais uma de suas obras originalíssimas. “O silêncio da noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras” leva a poesia de Severina Branca, Didi Patriota, Zé de Cazuza e tantos outros poetas clássicos da cidade. O filme vai rolar no cinema da Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte, às 20h.

Depois da exibição, ali pertinho, no Capibar, tem a festa de lançamento onde o primo multiartista deixa a direção do filme e assume os vocais da Petrônio e as Criaturas, sua banda autoral. O show é seguido pela já clássica Em Canto e Poesia, que fecha a noite de músicas.

Quem for assistir ao filme compra o ingresso e já tem direito de ver o show. Custa 15 reais + 1kg de alimento para a ONG Capibar ou 20 reais. 

Abaixo o trailer oficial do filme.

Indicações / Meio Ambiente

Trilogiabio

Um assunto neglicenciado com certa frequência é as interações cada vez mais frequentes de animais silvestres no meio urbano. A constante degradação dos remanescentes verdes vem pressionando a encontros mais rotineiros.

Em Recife, especificamente, a cidade já conta com o trabalho do Trilogiabio, comandado pelo colega biólogo André Maia que vem realizando um baita trabalho em parceria com o CETAS da CPRH (a agência ambiental de Pernambuco).

Os contatos do Trilogiabio estão na figura do post, já foram inúmeros mamíferos, répteis e aves resgatados pela equipe do projeto que conta com uma página no instagram (@trilogiabio) bem movimentada. Sigam lá! 

Indicações / Trabalhos

Palestra sobre foto sub no Recife

Próximo sábado, dia 23 de setembro, ministro uma palestra sobre fotografia subaquática no auditório Museu da Cidade do Recife.

O evento faz parte da série Encontros Fotográficos promovida pela Associação Fototech, uma das principais representantes de fotógrafos e cinegrafistas no país. Este é o 15o encontro organizado pela sua filial de Pernambuco.

A palestra está prevista para começar às 15 horas e tem entrada franca. O Museu da Cidade do Recife fica no Forte das Cinco Pontas, Praça das Cinco Pontas s/n, no Bairro de São José.

O cartaz oficial do evento encontra-se a seguir.

21728112_1956276194620204_9212763481457973446_n

Indicações

Encontro Fototech PE no Recife

A Fototech – Regional Pernambuco, associação que tenho o prazer de ser filiado, realiza mais um de seus encontros fotográficos no próximo sábado no Museu da Cidade do Recife.

Desta vez os palestrantes são dois grandes amigos, o mestre fine art Domingos Luna, do Estúdio 81, que já imprimiu tantas das minhas exposições, e Eduardo Souza, com quem tive a honra de ser aluno de expografia.

O evento vai das 15h às 17h e tem entrada franca. O tema será o processo de impressão fine art e o processo de criação de espaços expográficos, montagem e desmontagem de exposições.

Quem conhece o trabalho dos dois sabe que vem coisa boa por aí. Não dá pra perder!

Indicações / Meio Ambiente

Minute Earth

Hoje seguia aprofundando as pesquisas pra nova etapa de São Francisco Submerso (nosso projeto de fotografias nas ruínas das cidades que foram alagadas pelas hidroelétricas), quando o Gabriel, um colega biólogo (dos bons) do Ceará, me indicou o videozinho abaixo, do canal Minute Earth, mostrando como são formadas geologicamente as curvas dos rios.

Achei super didático, além de ter me ensinado muita coisa que não sabia. Obviamente depois fui me deliciar com os demais vídeos do canal (já com as legendas em português). Indico demais a quem quiser se aprofundar em várias temáticas ambientais. São vários spots bem diretos e de poucos minutos, com grande qualidade na montagem, na forma e no conteúdo.

Pra ir à página do canal, basta clicar AQUI.

Indicações

Canon disponibiliza livro gratuito pra download