Luiz Netto

Fotografia & Meio Ambiente

Date archives maio 2018

Meio Ambiente

Flona Palmares agoniza

Foi com muito pesar no coração que recebi a notícia esta semana a respeito da situação que minha querida Floresta Nacional de Palmares e as sérias dificuldades que vem enfrentando. O parceiro Lucas Gaspar, que tão bem nos recebeu na Flona durante nossa passagem pelo projeto Expedição Piauí, postou recentemente e fez o alerta a toda mídia piauiense.

Lucas é filho de Seu Gaspar, o “guardião” da Flona e que inclusive mora em sua sede. A situação da segurança no local chegou a uma condição alarmante depois que, por contenção de custos, o ICMBio cortou a vigilância armada da sede e a proximidade com uma penitenciária agrícola local faz da unidade de conservação um alvo fácil para os presos em regime semi-aberto que estão assaltando pesquisadores, professores e alunos que visitam a floresta, além de arrombar recorrentemente todas as casas da sede.

Abaixo o alerta de Lucas publicado em sua página no facebook. Fica aqui nosso apelo para que o ICMBio, Governo Federal, Governo Estadual e a Polícia Militar do Piauí cheguem a uma solução eficiente e definitiva por esta que é a mais importante floresta urbana do Piauí.

Captura de Tela 2018-05-23 às 21.49.01

Trabalhos

Palestra sobre foto sub na UNICAP

Esta semana estive na Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP a convite da coordenadora do curso superior de fotografia Renata Victor para ministrar uma palestra sobre fotografia subaquática para a turma do 1º módulo do curso. Alunos bastante interessados em desvendar os mistérios do mundo subaquático.

Conversamos bastante sobre a história da foto sub, equipamentos, comportamento da luz da água e procedimentos técnicos e de segurança. Na ocasião também fizemos o sorteio de alguns exemplares de Expedição Pernambuco entre os alunos presentes.

Agradeço ao convite da UNICAP e gostaríamos de parabenizar a amiga Renata e a todos que fazem este curso tão importante para o estado de Pernambuco.DSC00142-1024x745

Indicações

Sistema Urubu

Um dos mais graves problemas ambientais do Brasil, a morte por atropelamento de animais selvagens, tão carente de dados para embasar a relevância que o tema merece, ganhou uma baita ferramenta, o Sistema Urubu. 

A plataforma é colaborativa, tem site e principalmente um aplicativo de celular para que todos os usuários fotografem e mandem a localização da espécie, sem que seja necessário realizar a identificação da mesma. Este trabalho fica a cargo da equipe do projeto, locada no Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), vinculado à Universidade Federal de Lavras – MG.

A ferramenta ataca um problema que ao grande público passa a sensação que nunca foi estudado com a seriedade que merece. Os números são alarmantes. No país, 475 milhões de animais são atropelados nas estradas, sendo 2 milhões de animais de grande porte. Numa conta simples, isto corresponde a 15 animais mortos por segundo!

Já instalei o app, e, infelizmente, inaugurei no dia de hoje, ao registrar uma serpente morta nas estradas do sertão pernambucano. O sistema é intuitivo e funcional, apesar de que senti falta de um pouco mais de funcionalidades para que pessoas mais habituadas à vida selvagem possam ajudar.

De todo modo, a ideia é magistral e certamente vai ganhar novas versões e desenvolvimentos. Parabéns a todos que fazem o CBEE.

Não deixem de baixar o app e colaborar!