Luiz Netto

Fotografia & Meio Ambiente

Indicações

Sistema Urubu

Um dos mais graves problemas ambientais do Brasil, a morte por atropelamento de animais selvagens, tão carente de dados para embasar a relevância que o tema merece, ganhou uma baita ferramenta, o Sistema Urubu. 

A plataforma é colaborativa, tem site e principalmente um aplicativo de celular para que todos os usuários fotografem e mandem a localização da espécie, sem que seja necessário realizar a identificação da mesma. Este trabalho fica a cargo da equipe do projeto, locada no Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), vinculado à Universidade Federal de Lavras – MG.

A ferramenta ataca um problema que ao grande público passa a sensação que nunca foi estudado com a seriedade que merece. Os números são alarmantes. No país, 475 milhões de animais são atropelados nas estradas, sendo 2 milhões de animais de grande porte. Numa conta simples, isto corresponde a 15 animais mortos por segundo!

Já instalei o app, e, infelizmente, inaugurei no dia de hoje, ao registrar uma serpente morta nas estradas do sertão pernambucano. O sistema é intuitivo e funcional, apesar de que senti falta de um pouco mais de funcionalidades para que pessoas mais habituadas à vida selvagem possam ajudar.

De todo modo, a ideia é magistral e certamente vai ganhar novas versões e desenvolvimentos. Parabéns a todos que fazem o CBEE.

Não deixem de baixar o app e colaborar!

Deixe um comentário